Para que o nosso relacionamento com Deus cresça, temos que dedicar tempo todos os dias a conversar com Ele

A conquista dos bons hábitos requer tempo e perseverança: eles vão sendo adquiridos e assimilados de forma gradual – e correm o risco de enfraquecer se não forem praticados regularmente.

Isto vale também para o nosso relacionamento com Deus: para que ele cresça, temos que dedicar tempo todos os dias a conversar com Ele.

Um hábito essencial para isto é o do oferecimento matutino, sobre o qual você pode ler

Outro é o hábito da leitura espiritual.

Mesmo alguns minutos de leitura do Novo Testamento, todos os dias, nos permitem identificar-nos com as palavras e com as obras de nosso Salvador.

É altamente recomendado, ainda, dedicar um tempo diário a ler algum dos muitos livros clássicos da espiritualidade católica – de preferência, se você tiver um diretor espiritual, com a recomendação personalizada dele para você.

Um modo efetivo de alcançar o objetivo de crescer em santidade mediante a leitura espiritual é ir além da leitura propriamente dita: comece com uma meditação sobre o Evangelho do dia e, em seguida, faça a sua leitura do livro espiritual escolhido, a fim de fortalecer o seu relacionamento com Deus.

Um dos maiores clássicos da literatura espiritual católica é a Imitação de Cristo, de Tomás de Kempis.

Também são imperdíveis os livros do pe. Afonso de Santa Cruz sobre a vida de vários santos, beatos e mártires da fé. Em estilo romanceado, ele dá vida e dinamismo aos relatos.

Seria fácil (e looooongo) listar uma infinidade de outros exemplos do tesouro da literatura católica, mas queremos que você participe da conversa com as suas sugestões: que livros você recomenda para a leitura espiritual católica?

Fonte: https://pt.aleteia.org/2016/08/29/habitos-do-bom-catolico-a-leitura-espiritual/

Comentários