Reitor

maxresdefault (1)

 

O Reverendíssimo Pe. Rosinei Toniette, foi nomeado, no dia 14 de março de 2020, por Dom Antônio Braz Benevente, bispo da Diocese de Jacarezinho, como Reitor do Santuário São Miguel Arcanjo, com o compromisso de tomar posse no dia 11 de abril de 2020, como de fato se realizou.

Pe. Rosinei Toniette, natural de Quatiguá – PR, nasceu aos 06 de julho de 1978, filho de João Toniette e Alta Consolin Toniette. Morou até aos 12 anos de idade na zona rural de Joaquim Távora – PR, quando ingressou no Seminário Diocesano da Assunção em Jacarezinho – PR, concluindo neste Seminário o Ensino Médio no ano de 1995 e ingressando então no Seminário Maior Divino Mestre, também em Jacarezinho, onde realizou o Curso de Filosofia e Teologia entre os anos 1996 e 2002.

Na Comunidade Paroquial São Sebastião em Andirá – PR, desempenhou o seu diaconato e seus primeiros anos de sacerdócio, tendo sido ordenado sacerdote em 02/08/2003 por Dom Fernando José Penteado.

A partir de 2007 foi designado Formador no Seminário de Teologia em Jacarezinho, foi eleito Coordenador Diocesano dos Presbíteros e atuou como Assessor Diocesano da Infância e Adolescência Missionária. Em 2008 foi escolhido também como Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora. Residindo a partir de 2009 na Cúria Diocesana, além da Ação Evangelizadora, assumiu a Direção Espiritual Diocesana do Cursilho de Cristandade, o COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), os MESC’s (Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão) além de atividades junto às Pastorais Sociais diversas.

Por mais de 10 anos fez parte do Corpo Docente dos Seminários de Filosofia e Teologia de Jacarezinho. Concluiu em 2011 o Curso de História na UENP (Universidade Estadual do Norte Pioneiro), fez especializações em História, Cultura e Sociedade pela mesma Universidade e também em Formação Humana e Vocacional pelas Faculdades Dehonianas em Taubaté – SP, onde tinha concluído seu Bacharelado em Teologia.

Em princípio de 2012 assumiu a Paróquia Santo Antônio de Pádua em Santo Antônio da Platina – PR, sendo o primeiro Pároco Diocesano desta Comunidade, após 88 anos da presença dos Freis Capuchinhos. Com a colaboração de diversos outros sacerdotes, conduziu com maestria a transição, a reorganização da Comunidade Paroquial, onde foram criadas outras três novas Comunidades Paroquiais. Após 8 anos de trabalho e dedicação à frente desta Comunidade, considerando as necessidades do momento, assumiu como Reitor do Santuário São Miguel Arcanjo em Bandeirantes – PR, considerando deixar o Pe. Roberto Morais de Medeiros até então Reitor, com maior disposição de tempo para as Comunidades, bem como substituir o Pe. José Antônio Pereira de Campos, no setor administrativo-econômico deste Santuário.

No sábado da oitava pascal, 11 de abril de 2020, em uma cerimônia reservada, devido a pandemia, Dom Antonio Braz Benevente, Bispo Diocesano lhe conferiu a ‘posse’ como Reitor e Administrador do Santuário São Miguel Arcanjo, atividade que tem desempenhado até os dias atuais.

Pe. Rosinei Toniette, sempre reflexivo e calmo, muito devoto de Nossa Senhora, São Pio de Pietrelcina e São Miguel Arcanjo, tem no Santuário São Miguel Arcanjo acolhido a todos.

Amparado em seu lema sacerdotal: “Quem tem sede venha a mim e beba!” (Jo 7, 37b) esforça-se para ser presença de Cristo Misericordioso nos corações daqueles que buscam no Santuário um ponto de encontro com Deus sob a intercessão do Príncipe da Milícia Celeste.